ESPERANÇA: RAZÃO DE VIVER- ENSINO RELIGIOSO

5ª A 8ª SÉRIE -
ESPERANÇA: RAZÃO DE VIVER
Emerli Schlögl

O poeta Chico já cantava assim:


“... a gente quer ter voz ativa, no nosso destino mandar
mas eis que chega a roda viva e carrega o destino prá lá...”
Muitas vezes parece que a gente quer uma coisa
Mas a vida nos conduz para outra
Esta roda viva que é a vida
Leva a gente enquanto a gente tenta se levar...

As tradições religiosas do mundo ensinam
Razões de viver
Os cristãos dizem que Deus é amor
E que o propósito da vida consiste em aprender a amar
Os candomblecistas e umbandistas reconhecem na vida o Axé
O Axé é a força, portanto se a natureza for morta
Assim também os orixás, as forças da natureza, morrerão
Então, é preciso cuidar da vida, do axé!
No budismo a pessoa deve procurar se libertar de condicionamentos
Viver intensamente a aspiração pela liberdade!
Muitos índios procuram viver a vida conforme o desejo da Terra
Ouvir, sentir e ver os ensinamentos desta grande Mãe
Se traduz em amar e proteger a Terra.

As tradições ensinam cada uma a seu modo
O que a vida significa e o que ela quer de nós
Mas, numa coisa são todas iguais
Todas falam em cuidar, preservar e amar
O ditado popular já diz “Onde há vida, há esperança!”
E a palavra esperança significa ”vastidão florescida”
Esperança significa aquilo que cresce e ocupa espaços
Esperança é uma palavra que vem do latim e significa
Esperar pelas coisas boas, crescer em coisa boas
Ocupar espaço com coisas boas
Assim a esperança é o desejo da vida para cada um de nós
Viver para cuidar, amar e proteger a todas as formas de vida
Isto significa a vida cuidando da vida e esta é a nossa esperança!


SUGESTÕES DE ATIVIDADES


1) Oriente professora(o), um momento de leituras coletivas e individuais do texto acima e depois conduza um momento de reflexão sobre o mesmo.

2) Sugerimos passar para os alunos o filme: PODER ALÉM DA VIDA.
Ficha Técnica - Título Original: Peaceful Warrior ;Gênero: Drama;Tempo de Duração: 120 minutos - Ano de Lançamento (EUA): 2006 - Sinopse: Dan Millman (Scott Mechlowicz) é um talentoso ginasta adolescente que sonha em participar das Olimpíadas. Ele tem tudo o que um garoto da sua idade pode querer: troféus, amigos, motocicletas e namoradas. Certo dia seu mundo vira de pernas para o ar, quando conhece um misterioso estrangeiro chamado Sócrates (Nick Nolte). Depois de sofrer uma séria lesão, Dan conta com a ajuda de Sócrates e de uma jovem chamada Joy (Amy Smart). Ele descobrirá que ainda tem muito a aprender e que terá de deixar várias coisas para trás a fim de que possa se tornar um guerreiro pacífico e assim encontrar seu destino.

3) Após assistirem ao filme realizar uma roda de discussão sobre o sentido da vida e os ensinamentos veiculados pela história do filme.

4) Organizar os alunos em equipes para pesquisarem o que afirmam as tradições religiosas e místico-filosóficas sobre o tema: “O objetivo ou propósito da vida”. Cada equipe pesquisará uma tradição e deverá criar a partir da pesquisa cartazes que serão expostos na escola para a socialização deste conhecimento. Usar o texto “OBJETIVOS DE VIDA SEGUNDO
ALGUMAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS E MÍSTICO-FILOSÓFICAS” da página 3 deste Informativo.

5) Procurar escrever um texto sobre o que ensina a sua religião sobre o sentido da vida. Caso o aluno não possua uma religião escreverá um texto sobre o que ensina a sua família sobre o sentido da vida.

6) Entrevistar uma pessoa de outra religião perguntando: a partir de sua crença religiosa qual é o sentido da vida humana? Por que estamos aqui?

7) As produções serão socializadas em sala de aula.

8) Ler e refletir os pensamentos:

"Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz".
Madre Teresa de Calcutá

"Adormeci e sonhei que a vida era alegria. Acordei e vi que a vida era serviço. Servi e vi que o serviço era alegria".
Tagore

"O que vale não é o quanto se vive... mas como se vive".
Martin Luther King

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