4- Uma das principais artistas brasileiras:

Tarsila do Amaral nasceu em 1890, na cidade de Capivari, no interior de São Paulo. Começou a estudar pintura em 1917, com o pintor Pedro Alexandrino. Três anos depois, viajou para estudar arte na França. Foi lá que entrou em contato com técnicas de desenho e pintura diferentes do que se fazia no Brasil naquela época. Ao retornar ao país, uniu-se a artistas como Oswald de Andrade e Mário de Andrade para defender novas formas de arte no Brasil, participando da Semana de Arte Moderna, que aconteceu em fevereiro de 1922. Em 1926, se casou com o escritor Oswald de Andrade e fez sua primeira exposição individual em Paris, na França. Sua tela mais conhecida é o Abaporu, que mostra um ser de enormes pés e uma cabeça pequena. A partir de 1933, Tarsila passou a pintar telas com temas sociais, como os quadros Operários e Segunda Classe. Morreu em São Paulo, em 1973.

5-No começo do século 20, as pessoas que moravam no Brasil ainda não tinham descoberto que ser brasileiro era uma coisa especial. Naquela época, o quente era copiar as coisas que vinham da Europa. A música, a pintura e a literatura feitas aqui, de brasileiras, só tinham o nome, porque pareciam mais traduções das artes europeias.
Algumas pessoas se juntaram e deram início a um movimento chamado de Modernismo. Acontece que a Tarsila era uma dessas pessoas! Ela, que tinha nascido (no ano de 1886) e crescido em uma fazenda do interior de São Paulo, sabia muito bem que beleza que era o Brasil.
Mas, sabe como é, as vezes a gente demora um pouco para notar as coisas que estão bem debaixo do nosso nariz... Tarsila passou um bom tempo morando na Europa, estudando artes plásticas com grandes mestres e pintando quadros muito bonitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MOÇA TECELÃ - TEXTO COM ATIVIDADES

Dinâmicas Para Incrementar as aulas de Ensino Religioso

Dinâmica "Peixinhos no Aquário"