A BORBOLETA FOI DESENHADA PRA CRIANÇA SE NORTEAR, A PARTIR DAI FOMOS CORTANDO PEDACINHOS DE LATINHA DE REFRIGERANTES, DOBRANDOE COLANDO COM COLA QUENTE É PRECISO QUE O PROFESSOR ESTEJA PROXIMO E DÊ OS RETOQUES.
A Moça Tecelã Acordava ainda no escuro, como se ouvisse o sol chegando atrás das beiradas da noite. E logo se sentava-se ao tear. Linha clara, para começar o dia. Delicado traço cor de luz, que ela ia passando entre os fios estendidos, enquanto lá fora a claridade da manhã desenhava o horizonte. Depois lãs mais vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora, em longo tapete que nunca acabava. Se era forte demais o sol, e no jardim pendiam as pétalas, a moça colocava na lançadeira grossos fios cinzentos de algodão mais felpudo. Em breve, na penumbra trazida pelas nuvens, escolhia um fio de prata, que em pontos longos rebordava sobre o tecido. Leve, a chuva vinha cumprimentá-la à janela. Mas se durante muitos dias o vento e o frio brigavam com as folhas e espantavam os pássaros, bastava a moça tecer com seus belos fios dourados, para que o sol voltasse a acalmar a natureza. Assim, jogando a lançadeira de um lado para o outro e batendo os grandes pentes do tear para frente e para trás, a moça
A FLOR DOS VALORES ÉTICOS Objetivo: Esta dinâmica fará o aluno perceber a importância dos valores éticos Material necessário: Papel de seda de várias cores. Está atividade pode ser aplicada também quando alguns alunos na classe estiverem apresentando problemas relacionados aos valores éticos como respeito mútuo, porque a mensagem é que todos devem mudar e podem florescer. Preparando a atividade: 1. O professor deve cortar o papel de seda para que fique do tamanho de um papel sulfite cortado ao meio. 2. Deve distribuir um pedaço para cada participante, procurando diversificar as cores. Desenvolvimento da atividade: 1. O professor motivará os alunos, dizendo que a folha que eles têm na mão é a vida de cada um deles. Pedirá para que notem que um lado da folha é liso e o outro, um pouco mais áspero, eles podem indicar o certo e o errado. 2. O professor deverá pedir aos alunos que segurem as folhas numa das pontas, fazendo-as balançar para ouvir o ba
1. (FCMSCSP) A palavra se é conjunção subordinativa integrante (por introduzir oração subordinada substantiva objetiva direta) em qual das orações seguintes? a) Ele se morria de ciúmes pelo patrão. b) A Federação arroga-se o direito de cancelar o jogo. c) O aluno fez-se passar por doutor. d) Precisa-se de pedreiros. e) Não sei se o vinho está bom. 2. (FCE-SP) "Os homens sempre se esquecem de que somos todos mortais ." A oração destacada é: a) substantiva completiva nominal b) substantiva objetiva indireta c) substantiva predicativa d) substantiva objetiva direta e) substantiva subjetiva 3. (FEI-SP) "Estou seguro de que a sabedoria dos legisladores saberá encontrar meios para realizar semelhante medida." A oração em destaque é substantiva: a) objetiva indireta b) completiva nominal c) objetiva direta d) subjetiva e) apositiva 4. (UCMG) Há oração subordinada substantiva apositiva em: a) Na rua perguntou-lhe em
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir