Plano de aula de leitura

Lendo o livro ... antes de ler a história do livro
Objetivo: A aula aqui sugerida é um dos caminhos para possibilitar a formação de leitores capacitados a transitar nas práticas de leitura da nossa sociedade. Se quisermos formar alunos-leitores que transcendam a sala de aula e o espaço escolar, devemos mostrar os mecanismos que devem dominar para se tornar leitores efetivos.
Esta atividade visa a possibilitar que os alunos levem não só seus livros para casa, mas junto com eles a capacidade de buscar outros livros e, assim, traçar seus próprios caminhos de leitores. Embasamento TeóricoPara entender melhor o embasamento da atividade aqui proposta, algumas concepções de leitura devem ser levadas em conta. Primeiramente, a noção de que a leitura não é um ato puramente individual; é uma prática social e, assim sendo, não ocorre apenas no instante da leitura propriamente dita. Numa analogia com uma peça de teatro, podemos dizer que esse momento é apenas um dos atos que compõem a peça. Assim, além da leitura da história que o livro apresenta, devemos desvendar toda a leitura que o livro nos possibilita:
Que editora publicou a história?
Pertence a alguma coleção? Qual?
Para que tipos de leitores?
Que informações se encontram na quarta-capa?
O livro tem orelha? Que informações lá se encontram?
Da mesma forma, os alunos podem descobrir que a história de um livro é escrita por um autor, pode ser ilustrada, revisada e diagramada, antes de chegar às mãos do leitor.
Quem é o autor do livro? Quando essa história foi escrita? Para quem? O livro possui gravuras? Quem o ilustrou? Houve revisão? O que é fazer revisão de um livro? Além dessas informações, devemos possibilitar que o aluno se enxergue como leitor ativo que interage com o livro, que participa do processo de leitura. O que ele sabe sobre o tema do livro? Conhece alguém que já o leu? Sobre o que ele imagina que seja a história? Após a leitura da história, a leitura do livro continua na conversa com os amigos sobre as impressões da história, se gostou, não gostou, se o recomendaria ou não e por quê. Assim, o professor pode e deve promover a familiarização do aluno com o mundo das práticas de leitura, começando, antes de tudo, com o próprio objeto livro.
Recursos didáticos: os livros doados pelo Ministério da Educação aos alunos da 4a série do Ensino Fundamental.Organização da sala: pequenos grupos de alunos que receberam coleções diferentes.
Desenvolvimento da atividade:1. Peça aos alunos que manuseiem os livros recebidos e descubram informações sobre os mesmos:a) Quem é o autor? (brasileiro, estrangeiro)b) Qual é o título do livro?c) Que tipo de livro é este? (de contos, poemas, lendas, romance). Por quê? (Pelo título? Figura da capa? Conhecimento do autor?)d) Qual é a editora do livro? Onde se encontra essa informação?
2. Após essa leitura inicial, peça aos alunos que escolham o livro que mais chamou a atenção deles – entre todos os que receberam – e que gostariam de ler primeiro. Peça que justifiquem para o grupo a escolha (pelo título, tema, autor conhecido - já leu livros dele antes -, gravura)
3. Peça à turma que imagine como são as histórias dos livros escolhidos, com base na imagem, no título, no conhecimento que cada um já possui sobre o assunto ou no interesse pelo tema. Peça que exponham suas idéias para o grupo.
4. Peça aos alunos para folhear o livro e descobrir se há alguma informação sobre o autor. Onde se encontra essa informação? O autor ainda vive? Escreveu outros livros? Onde nasceu?
5. Pergunte aos alunos por que eles acham que é importante fazer essa leitura do livro antes de ler á história. Esclareça que é assim que geralmente as pessoas escolhem livros para ler: baseando-se no autor de que gostam e cujos livros querem conhecer mais, ou que desconhecem, mas cujo tema ou título lhes chamou a atenção; na editora que costuma publicar livros interessantes; na indicação que receberam de alguém que conhece o livro, o autor ou a editora; entre outras coisas. Os alunos estão se formando leitores e precisam ter claro os mecanismos para escolher um livro, que podem guiá-los em suas próprias escolhas.
Atividades complementares ao longo do ano letivo:
Programe atividades de ida à biblioteca ao longo do ano, para escolha de outros livros, sempre justificando para a classe; para descoberta de outros livros, na biblioteca, dos autores que mais gostaram de ler; para verificação de outras informações existentes nos outros livros, além daquelas já sabidas.
Eles verão que há muitos exemplares com orelhas – explore com eles o que contém a orelha do livro e a quarta-capa do livro.
Sugestão de atividade para explorar a quarta-capa de livro:
As informações que se encontram em uma quarta-capa variam conforme a edição. No entanto, costumam trazer um pequeno texto sobre o enredo da história, trechos da mídia ou, ainda, trechos do próprio livro. Às vezes, uma dessas informações vem junto com outra.
a) Peça aos alunos para ler diferentes quarta-capas e procurar esses três tipos de informação ou alguma outra (fotografia do autor, dados biográficos, outras obras do autor, etc.).
b) Anote os dados encontrados na lousa. Veja, juntamente com eles, os dados mais recorrentes nos livros analisados.
c) Discuta a diferença da quarta-capa dos livros recebidos (informações da editora sobre a coleção) e dos livros da biblioteca analisados.
d) Os alunos podem escrever uma outra quarta-capa para um dos livros que leram. Trabalho semelhante pode ser feito com a orelha de livros
1) Na troca de livros entre eles, programe atividades em que os alunos deverão dizer para os colegas suas impressões sobre o livro que leram, se era o que imaginaram ou não, se o recomendam ou não.
2) Se houver condições, programe a elaboração de um pequeno livro com a sala:• Que tipo de texto os alunos gostariam de publicar? Poemas, contos, crônicas, lendas, romance? • Como será escrito? Quem irá escrever? • Quem ilustrará? • Quem fará a revisão de língua? • Como se chamará a “editora”? • O livro terá orelha? O que escreverão nela? Em que momento da elaboração do livro a orelha será escrita?• O que escreverão na quarta-capa? Quando?• Como será a pequena biografia que os autores colocarão no livro? • O livro terá um custo? De quanto? Como farão para custear o livro e conseguir o material necessário?• Terá um preço? De quanto? Será distribuído gratuitamente? Para quem? Explore o livro e descubra:
1 - Se há alguma informação sobre o autor. Onde se encontra essa informação? - Quem é o autor? (brasileiro, estrangeiro) O autor ainda vive? Escreveu outros livros? Onde nasceu?
2 - Qual é o título do livro?
3 - Que tipo de livro é este? (de contos, poemas, lendas, romance). Por quê? (Pelo título? Figura da capa? Conhecimento do autor?)
4 - Qual é a editora do livro? Onde se encontra essa informação?
5 . Faça uma leitura inicial, escolha o livro que mais chamou a sua atenção – entre todos os que você recebeu – e que, caso você fosse ler, gostaria de ler primeiro.
6. Imagine como é a história do livro escolhido, com base na imagem, no título, no conhecimento que você possui sobre o assunto ou no interesse pelo tema.
Escreva algo sobre.- Justifique para o grupo a sua escolha (se foi pelo título, pelo tema, pelo autor, se já é conhecido seu - já ouviu falar dele antes -, ou se foi pela gravura e por quê).

Comentários

  1. Menina! É com muita satisfação que encontro seu blog. Adorei suas idéias. Sou professora de alfabetização e gosto de olhar novas perspectivas de colegas. Na atividade de leitura de um paradidático, realizo os primeiros passos como vc colocou e ao final, a turma faz um texto coletivo sobre a capa, imaginando assim o conteúdo do livro. Só depois, fazemos a leitura do livro e aí é só diversão, um mundo de descobertas.

    ResponderExcluir
  2. Amei seu blog, cheio de idéias criativas e motivadoras.Vamos manter contato.Meu nome é Quíria de Souza Friburgo.meu email é Kika-friburgo@hotmail.com...Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amei seu blog, muito criativo e sugestivo

    ResponderExcluir
  4. Que bom encontrar esse blog tão inteligente e que fala minha língua! Meu nome é Rosângela, estou no penúltimo semestre de Letras e meu TCC é sobre o objeto-livro, como ele pode estimular a leitura começando pela investigação da capa. Gostaria de algumas dicas suas, se possível, sobre livros, blogs, revistas que posso consultar a esse respeito e também gostaria de saber como vc despertou para essa outra leitura do livro. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Alexiah, obrigada pelo comentario...fiquei lisonjeada, tentei enviar um email pra voce, mas esse que esta no comentario nao recebe, deixe seu email que lhe mando um material muito bom que tenho sobre esse tema. Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A MOÇA TECELÃ - TEXTO COM ATIVIDADES

Dinâmicas Para Incrementar as aulas de Ensino Religioso

Dinâmica "Peixinhos no Aquário"