PROJETO:O PRAZER DA LEITURA NO DIA- A – DIA DA ESCOLA

Se é praticando que se aprende a nadar, se é praticando que se aprende a trabalhar. É praticando também que se aprende a ler e escrever.Vamos praticar para aprender e aprender para praticar melhor.” VAMOS LER... Paulo Freire (1999)
4ª V1 da EMEF
VILA DE JETIBÁ
Início: 2008
Foco de Intervenção
Status: em andamento
Objetivo: Melhorar a qualidade de aprendizagem dos alunos da 4ª V1- em especial das capacidades de leitura e produção de texto

. OBS. PROJETO APRESENTADO NO III FORUM DE ENSINO FUNDAMENTAL - 2008
Autora e Relatora do Projeto:Carmem
Lucia C. De Castro


JUSTIFICATIVA
A leitura é parte integrante da vida diária. Por este motivo a sua aquisição deve ser direcionada para seus usos e funções sociais. Dominar a leitura é ter acesso aos bens culturais, é descerrar outros mundos; é fortalecer o processo de construção do saber; é alcançar níveis mais elevados de pensamento e de consciência critica; é alcançar patamares mais altos na cultura falada. Por isso, é necessário que a criança reconheça a linguagem escrita como um instrumento de comunicação, de inserção na sociedade.

OBJETIVO
O objetivo dessa atividade é criar na sala de aula um circuito de leitura em que os alunos lêem, re-contam e produzem historias (textos diversos) por exemplo: Histórias ao contrário, vivendo
um conto de fadas, misturando as
historias etc...


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

ARVORE DA LEITURA

Confeccionar no mural uma árvore comum com folhas que deverão ser preenchidas a partir das leituras de livros, nessas folhas os alunos escreverão
dados sobre a obra resumidamente e irão colando na
arvore tornando-a completa. (Detalhe a arvore no mural)



PRODUÇÃO DE TEXTOS COM TECNICAS DE RELAXAMENTO
Pense e imagine. 1º. Momento (individual)
•“Imagine que você tem asas”.
••As crianças deverão procurar se relaxar e ficar de olhos fechados enquanto a professora coloca uma música suave. Com voz suave e pausada, ela vai dirigindo a atividade.
•Imagine que você tem asas...
•Como são as suas asas? São longas? Leves?
•Coloridas? Qual a cor?
•O que você deve fazer para voar?
•Você agora deve voar...
•O que você sente quando está voando?
•Aonde você vai?
•Você já está voando...
•O que você está vendo?
•O que você está sentindo?
•De repente, uma de suas asas bate em um galho de árvore, quebra-se...
•O que aconteceu?

•2º. Momento (coletivo)
•Alguns contam para a turma o que imaginaram...com sentiram.
• Dependendo do nível da turma, o professor pode explorar atividades como produção de texto e arte
•Técnica: - Usar os gestos (mímica) para contar a história.
•- O professor narra. os alunos representam.
•Obs. o silêncio é muito importante. Começar com todos deitados no chão, a medida q a historia vai sendo narrada o aluno desenvolve para posterior escrita do próprio texto.

Seqüência de textos (Pintinho Dumdum, O Jardim de Ceci)
Historias dramatizadas (boca do sapo)
Teatro de historias ( Chapeuzinho Vermelho(foto)

Texto coletivo para teatro com enfoque na leitura.
Textos Informativos- Jornal na sala de aula com leitura e atividades diversas





HISTÓRIA: O ENCANTAMENTO DO VALE DOS SENTIMENTOS”.
Trabalhar o respeito aos sentimentos, e valores inerentes a vida humana, através de uma historia simples de fácil interpretação.

POEMAS E POESIAS

•Leitura de livros de poesias de autores consagrados ou não incentivando a criança a gostar de poesias pelo simples gostar e posteriormente investir na escrita.
•Poema Ilustrado- ilustrar o poema formando livros (poema- Aula de Leitura

TAPETE POÉTICO
•Leitura livre de poesias ilustrando –as formando um tapete bem colorido
•Objetivo- Conhecer poesias diversas
•Criar o habito de ler poesias pra aguçar a escrita a partir da desmistificação da mesma.




MATEMÁTICA

Textos envolvendo situações problemas investindo mais na interpretação que na resolução dos mesmos.
•Interpretação de gráficos e tabelas.

AGRADECIMENTOS:
ALUNOS DA 4ª V1
COLEGAS PROFESSORES
SECRETARIO E BIBLIOTECARIA
SUPERVISORA
DIRETORA

Comentários

  1. Li " o encantamento do vale dos sentimentos em um blog,mas nao tinha autor.
    Como gostei da história, estou trabalhando com meus alunos, mas nao sei quem é o autor. Poderia me passar os dados?
    postando um comentario no blog do seguinte endereço
    http://escolapauloteixeira.blogspot.com

    Obrigada
    Profa. Eliecília

    ResponderExcluir
  2. Estou encantada lendo seu projeto. Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A MOÇA TECELÃ - TEXTO COM ATIVIDADES

Dinâmicas Para Incrementar as aulas de Ensino Religioso

Dinâmica "Peixinhos no Aquário"