O Pescador, o Anel, e o Rei -criando novos recursos...

Como sempre as crianças ficaram curiosas para saber como eu iria trazer esta estória.Com recicláveis ? Imagens ? Bonecos ? Meias..? Com o quê ?Também me fiz esta pergunta pois estou tentando desafiar a imaginação deles, e...a minha !Fiquei pensando, e pensando numa forma nova de apresentá-la, mantendo acesos o entusiasmo e a curiosidade criativa, e por fim veio-me a idéia de selecionar objetos, acessórios e até partes de fantasias para representar cada um dos personagens.
Teriam que ser extremamente simples e de uso corriqueiro, destes que o contador apronta e encontra facilmente, até mesmo junto com as crianças...

"Procurao" com o auxílio das crianças - entre os brinquedos e objetos da sala- os elementos para enriquecer as nossas histórias,as produçoes de textos e como funciona !!!
As crianças precisam e gostam de participar de TUDO, principalmente quando é algo que lhes diz respeito. E é incrível como oferecem sugestões e resolvem problemas de forma tão simples,interessante e criativa ..!
Acredito numa prática pedagógica menos diretiva ( e autoritária) que certamente nos oferece (aos educadores) OPORTUNIDADES IMPERDÍVEIS de crescimento, partilha e aprendizagem com estes seres tão pequenos, mas tão abertos, confiantes, destemidos e criativos que são os nossos educandos.

Precisamos ganhar coragem e confiança para permitir que isto aconteça, e nos permitir maravilharmos diante de suas valiosas contribuições.
Foi estudando e refletindo sobre a estória - sobre o que cada um dos personagens representava que optei por estes elementos :
O pescador -com sua confiança, trabalho e alegria poderia ser reprsentado por um grande e lindo peixe...
Sua mulher - pessoa simples, ingênua, mas boa cozinheira, por uma colher de pau !
O mercador - criado do rei , sem grandes escrúpulos- por um saco de dinheiro.
O rei - vaidoso, ambicioso, poderoso, e sem muitas qualidades morais por uma coroa, mas não uma coroa de ouro. Uma coroa sem enfeites ou pedras preciosas, e de prata.
O anel foi incluído por ser um elemento importante e decisivo na estória.
Os peixinhos da foto, só enriqueceram a parte da estória que fala sobre boa pescaria realizada - 50 peixes ! antes do jantar de despedida.


Na próxima postagem colocarei alguns "momentos da contação" desta estória que acredito sejam bem significativos, e expressivos. Aguardem !
Não se esqueçam de deixar um comentário ou -se preferirem- uma mensagem no mural !Com carinho
.Carmem Lucia

Comentários

  1. Cara Bia Bedran, trabalhar este conto é fantástico, foi parte principal do meu projeto de Mestrado em Ciências da Educação, quando desenvolvi juntamente com as educadoras da pesquisa um Colóquio da Matemática.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A MOÇA TECELÃ - TEXTO COM ATIVIDADES

Dinâmicas Para Incrementar as aulas de Ensino Religioso

Orações Subordinadas Substantivas - Exercícios (Gabarito)