Identificando Algumas Características Do Serviço De Supervisão Escolar



O SSE é o serviço integrante do sistema escolar que tem como finalidade precípua a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem. Cabe, assim, aos supervisores escolares a responsabilidade de atuar junto aos professores e aos demais especialistas que possam existir na escola. Essa atuação deve desenvolver-se com vistas a promover condições favoráveis à ocorrência dessa melhoria, vindo a direcionar-se, preferencialmente, ao aspecto qualitativo do processo ensino-aprendizagem.Essa finalidade fundamental do SSE deve ser colocada em prática pelo Supervisor como uma meta que, dia a dia, deve ser atingida. E é somente através de uma dinâmica que tenha por suporte uma estrutura definida que se terá condições de atingí-la. Com vistas ao alcance dessa finalidade a estruturação do SSE deve fundamentar-se em algumas características que lhe são inerentes. Essas características despontam, pois, como indispensáveis a seu adequado funcionamento. Cabe aos supervisores identificá-las e mantê-las ou até mesmo imprimí-las no funcionamento do serviço. São elas:. DINAMICIDADE – que se revela na ação contínua e flexível, que busca o alcance dos ideais educativos, envolvendo, portanto, todas as contribuições que favorecem o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem;. CRIATIVIDADE – que se revela na força de transformação da problemática do dia a dia em fonte de inspiração e propulsão para novas buscas, para novos posicionamentos e encontro de novas soluções;. CIENTIFICIDADE – que se revela na busca de fundamentos teóricos para a reflexão metódica em torno da organização e da atuação sistemática do serviço;. ORGANICIDADE – que se revela na tentativa de ordenar e hierarquizar todas as informações, sugestões e esforços que possam ser úteis ao serviço e ao processo ensino-aprendizagem, de forma a constituir um verdadeiro sistema aberto de ações;. UNIDADE – que se revela pela ação unificadora em direção aos princípios, fins e filosofia da educação, buscando a coesão em torno da proposta pedagógica da escola e mantendo, como atributos, a integração técnico-pedagógica, o apoio mútuo e a interdisciplinaridade.Como conseqüências da realidade específica de cada escola, podem surgir outras características que devem somar-se as demais. É importante considerar, ainda, que:. o SSE seja visto como um conjunto harmônico;. esse conjunto harmônico seja constituído de elementos interligados;. esses elementos interligados, em ação contínua e permanente, conduzam ao que se pode chamar o princípio norteador da Supervisão;. esse princípio norteador da Supervisão seja traduzido em ação de ORIENTAR, ACOMPANHAR, CONTROLAR e AVALIAR a atividade docente e as demais atividades que com ela se relacionem no contexto escolar.

Comentários

  1. Oi,
    Céus!!! Como as coisas acontecem em fração de segundos…Acabei de postar “As Cruzadas em uma Música”, (relato que, pesquisando tive a felicidade de encontrar), ia fazer a comunicação ( pedido de autorização tradia rs…)
    …alguns segundo e já é tarde demais…vc já acessou o blog…rs
    Grata pela visita!
    Ainda não consegui sair deste magnifico espaço!
    Um abraço
    Ah…não tenha duvidas que as “coisas” que vc fazia em sala de aula, irão contribuir para enriquecer nosso trabalho.

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